wark

O referido artista Marcos, conhecido por WARK Rocinha, é carioca, morador da Rocinha – Rio de Janeiro, apresenta carreira profissional consolidada em âmbito internacional, e extenso portfólio de obras realizadas em múltiplos espaços públicos já integrados como uma marca à Paisagem Cultural do Rio de Janeiro, e também em diversas cidades do país e do mundo; a exemplificar: Na frança é representado pelo Museu Mausa Vaubam e também mantem seu ateliê de produções na Alemanha.

Formado na tradicional Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Wark tem alicerçado sua poética visual, com representações de valores humanos universais, na forma de alegorias humanas representando: cuidado, proteção resistencia e união – suas obras são marcadas pelo traço característico do seu personagem/arte que são sua assinatura visual.

Dá vida aos temas usando desde o graffiti e demais técnicas de artes visuais, de acordo com a escala dos trabalhos, seja em uma tela ou em um mural público. Com notório saber e domínio de múltiplas técnicas visuais difundidas no street art Originário do movimento de graffiti, Wark funde influências do expressionismo, minimalismo e pop art. Sua arte aborda livremente questões sociais, reinventando o papel do anjo como portador de mensagens poderosas.

Seu alter ego artístico, “Warkanjo,” personifica essa transformação, tornando-se um mensageiro e guardião da segurança, empatia e acolhimento, restencia e luta marca seu local na história da arte contemporânea transcriando o significado de acolhimento para os seus. Sentindo o peso constante da sociedade que o rodeia, Marcos (Wark Rocinha), Povoam as ruas, galerias e coleções evocando Proteção seus anjos e WARKANJOS – com atributos de auréolas e asas, representado Cuidado, famílias de mãe solo com seus filhos em inúmeras situações, e ainda, a União com suas séries ‘Cabeçada’ com acúmulo de muitos rostos. É percorrendo todos os diferentes lugares que Wark ultrapassa os limites conceituais do que significa proteção e acolhimento, através das suas vivências entende que o acolhimento vem da escuta e da comunicação,Sua obra desafia o local dos simbolismos, gerando debate sobre os limites da apropriação de ícones tão difundidos no imaginário social, promovendo a reflexão de que é no poder de trazer esses símbolos para o cotidiano, que as pessoas percebem neles o seu real significado social, gerando identificação, representatividade e acolhimento.

Entenda Wark como um artista que usa suas habilidades para tornar inteligível o que mais importa pra um povo: sua segurança.

O artista participou nas últimas décadas de projetos socioculturais, exposições individuais e coletivas e empreendeu como primeiro ateliê/ galeria/ escritório de arte na Favela da Rocinha, promovendo ativamente desenvolvimento econômico e cultural da comunidade e do município, exercendo as atividades de Turismo Cultural e Economia Criativa.

É o fundador do Instituto Wark desde 2011, tratando-se de uma organização do terceiro setor que objetiva a promoção do desenvolvimento cultural do ser humano atuando na formação educacional e artística de crianças e jovens. Com sede na Comunidade da Rocinha e atende moradores, e demais grupos tanto nacionais quanto internacionais a conhecer no site https://warkinstituto.com.br/ pelo qual as pessoas podem fazer doações e conheceer os trabalhos.

Uma de suas obras de arte temática, trata-se de uma pintura realizada com várias técnicas e texturas, seguindo a série ‘Cabeçada’ com a (RE)UNIÃO de diversos personagens juntos, porém cada um, realizado representando temas referentes as bandeiras que divulgam toda a diversidade .

Considerando que:

  1. Tem profundo teor histórico envolvendo uma criação de referências culturais com tema tão contemporâneo e de difícil expressão;
  2. que envolve institucionalmente a imagem da cidade do Rio de Janeiro – Patrimônio Cultural Mundial nos âmbitos de promoção do município como destino turístico nacional e internacional;
  3. trata-se uma ação de promoção das diversidades das comunidades
  4. a imagem de suas obras são consolidada em 2024 na campanha de valor ético envolvendo a promoção da dignidade da pessoa humana, de comum acordo com a expressão dos valores trabalhados pelo artista em sua poética e pelo Instituto Wark em suas ações,
  5. que tais ações de valorização e afirmação de minorias, são pautas de utilidade pública e agendas positivas para desenvolvimento da sociedade brasileira.

The artist Marcos, also known as WARK Rocinha, hails from Rio de Janeiro and resides in Rocinha. He has a successful international career with a vast portfolio of works in multiple public spaces, which have become integral to Rio de Janeiro’s Cultural Landscape and are featured in various cities worldwide. Notably, heis represented by the Mausa Vaubam Museum in France and maintains a studio in Germany.

Having graduated from the esteemed School of Visual Arts of Parque Lage, Wark’s visual poetics are grounded in universal human values, depicted through human allegories symbolizing care, protection, resistance, and unity. His works are recognizable by the distinctive traits of his character/art, serving as his visual signature.

Wark breathes life into his themes using graffiti and other visual arts techniques, adapting them to the scale of the works, whether on canvas or public murais. With a deep understanding and command of multiple visual techniques prevalent in street art, Wark merges influences from expressionism, minimalism, and pop art. His art boldly addresses social issues, reinventing the role of the angel as a messenger of powerful messages. His artistic alter ego, “Warkanjo,” embodies this transformation, becoming a messenger and guardian of safety, empathy, and embrace, with resistance and struggle marking his place in the history of contemporary art, redefining the meaning of embrace for others.

Feeling the constant societal pressure, Marcos (Wark Rocinha) fills the streets, galleries, and collections, evoking protection through his angels and WARKANJOS – characterized by halos and wings, symbolizing care, single mother families with their children, and unity depicted in his ‘Cabeçada’ series with an accumulation of many faces. Wark transcends the conceptual limits of protection and embrace through his experiences, understanding that embrace comes from listening and communication. His work challenges the location of symbolism, sparking debate about the appropriation of widely recognized icons in the social imagination, fostering reflection on the social significance of bringing these symbols into everyday life, fostering identification, representativeness, and embrace.

Wark is an artist who utilizes his skills to articulate what matters most to people: their safety. Wark: reinterpreting embrace for the world. Wark: stripped-down and understandable symbolism. Wark: reinterpreting contemporary paradigm.

Over the years, the artist has been involved in sacio-cultural projects, individual and collective exhibitions, and has pioneered as the first studio/gallery/office of art in the Rocinha Favela, actively promoting the economic and cultural development of the community and municipality, engaging in Cultural Tourism and Creative Economy activities.

He founded the Wark lnstitute in 2011, a third sector organization aimed at promoting the cultural development of individuais through educational and artistic training for children and young people. Based in the Rocinha Community, it serves residents and other groups nationally and internationally, with information available on their website https://warkinstituto.com.br/, where people can donate and learn about their work.

Given the profound historical content and contemporary theme of his work, which involves the city of Rio de Janeiro’s image and prometes community diversity, Wark’s art is recognized in 2024 for its ethical value, aligning with the artist’s values and the Wark lnstitute’s actions in promoting human dignity. These actions of valorization and affirmation of minorities contribute positively to the development of Brazilian society.